A palavra provisão é, muitas vezes, confundida com a palavra previsão. Apesar da escrita quase igual, os significados são distintos. Provisão é uma reserva financeira para os gastos já esperados. Previsão é a estimativa destes gastos com base em históricos. Desta forma, a previsão pode ou não acontecer. Em acontecendo, e existindo a provisão dos valores, os gastos poderão ser pagos.
Em um condomínio, o planejamento contábil e financeiro dará segurança ao síndico e condôminos. Realizar a provisão de recursos é fundamental para um processo orçamentário adequado. Afinal de contas ninguém deseja ser pego de surpresa quando o assunto é despesa, certo?
Para ficar ainda mais claro, vamos exemplificar: ao final do ano a administração do condomínio realiza a previsão dos gastos do próximo ano. Isso é feito com base no histórico dos meses anteriores e nas ideias que se quer implantar no futuro, como a reforma do salão de festas, por exemplo, a instalação de mais câmeras de segurança. Entretanto, é preciso lembrar que sempre é preciso pagar o décimo terceiro salário dos contratados e os valores precisam estar disponíveis em determinado dia. Para que isso aconteça o condomínio faz a provisão da despesa, ou seja, reserva o valor para atender aquele pagamento.
Como são muitos detalhes, os síndicos têm optado por contratar empresas administradoras de condomínios, que ficam responsáveis pelas questões administrativas e burocráticas, como estas. As empresas garantidoras também têm um papel importante nesse processo, já que adiantam as receitas para pagamento das despesas do condomínio mesmo se há inadimplência por parte de condôminos, garantindo saúde financeira e contas equilibradas todos os meses.